Unimed São José do Rio Preto é uma das melhores do país em práticas de Compliance

A Unimed São José do Rio Preto foi destaque na primeira edição do “Guia Exame de Compliance”. A cooperativa médica ficou posicionada entre as 39 empresas mais bem avaliadas por suas práticas de Compliance, além de ser classificada entre as quatro melhores na categoria Saúde, juntamente com importantes do setor como a Fleury Medicina e Saúde, Hospital Sírio Libanês e Sabin Laboratório.

O destaque se deu por conta do trabalho que está sendo desenvolvido na cooperativa. Desde 2018, a Unimed Rio Preto trabalha na implantação e estruturação da Diretoria de Governança, Riscos e Compliance e já colocou em prática uma série de processos para reestruturar todos os comitês, políticas da empresa e assessorar o Conselho de Administração.

A cooperativa ganhou um completo Programa de Integridade, um Canal de Denúncia independente e novos procedimentos, políticas e novo Código de Ética e Conduta. Internamente, são realizados treinamentos constantes para todos os públicos, inclusive para médicos cooperados. Fundamentos como “Liderando com Integridade” foram incorporados ao dia a dia e a cooperativa criou ainda um avatar, o Dr. Ângelo, para interagir com os públicos e abordar temas relacionados à Governança, Riscos e Compliance.

“Desenvolvemos a área com objetivo de dar maior segurança a todos os públicos da nossa cooperativa. Essas três áreas são essenciais para a geração de valor aos públicos impactados pela nossa operação. É liderando com integridade que construiremos um diferencial competitivo único.”, afirma o diretor executivo de Governança, Riscos e Compliance, Thiago Luiz Vincoletto.

Promovido pela primeira vez neste ano, o “Guia Exame de Compliance” é uma iniciativa da revista Exame, em parceria com a agência FSB e com a Fundação Dom Cabral. Ao todo, foram mais de 500 empresas inscritas, de 13 setores distintos. Após a fase de envio de formulários, as organizações com as melhores avaliações receberam jornalistas da publicação para validação da consistência das respostas.

“Estarmos entre a elite das empresas que possuem programas sólidos de Compliance, mostra o quanto a Unimed Rio Preto está à frente e preocupada com a transparência, idoneidade e segurança dos cooperados, clientes e do próprio negócio”, afirma o conselheiro de administração responsável pela área de GRC – Governança, Riscos e Compliance, Henrique Gandolfi.

“A corrupção é algo epidêmico que está presente em todo mundo, inclusive nas grandes corporações. Por isso, a área de Governança, Riscos e Compliance é fundamental, pois traz ética, postura correta e segurança para as empresas. Nesse sentido, já estamos à frente de muitos”, afirma o presidente da Unimed Rio Preto, Helencar Ignácio.

Rodolfo Borduqui
Comunic Comunicação Corporativa
Assessoria de Comunicação e Relacionamento com a Imprensa
Rua Paquetá, 2156, São José do Rio Preto – SP
(17) 3201-7510