Unimed Rio Preto elabora plano de contingência para atendimento de casos de dengue

São José do Rio Preto, 28 de fevereiro de 2021 – A Unimed Rio Preto montou um plano de contingência para o atendimento de pacientes com dengue no Complexo de Saúde Unimed. O planejamento foi necessário diante do aumento expressivo de casos no início de 2021.

Para se ter uma ideia, de 1° de janeiro até 18 de fevereiro, foram confirmados 358 casos de dengue e feitas 858 notificações somente no Pronto Atendimento Adulto do Complexo de Saúde Unimed, mais 48 casos confirmados e 114 notificações no Pronto Atendimento Infantil. Uma média de 60 atendimentos de casos suspeitos por dia. Isso equivale a 25% das consultas no local (tirando os atendimentos relacionados à Covid-19).

No plano de contingência, todos os pacientes que forem identificados com suspeita de dengue, já na triagem do Pronto Atendimento, serão direcionados imediatamente para uma ala especial montada no primeiro andar do Complexo de Saúde Unimed.

Caso seja retorno, ele seguirá diretamente para esse local que conta com recepção e espera especiais, dois consultórios para atendimento médico e enfermagem, duas salas com macas caso haja necessidade, poltronas para medicação e hidratação em salas privativas com capacidade máxima de dois pacientes por vez. Isso representa uma capacidade para até 100 atendimentos por dia.

“Precisamos estar preparados para garantir o melhor atendimento aos nossos beneficiários. Os números da dengue estão preocupantes, por isso decidimos nos preparar da melhor forma, com planejamento e seguindo todos os protocolos necessários, inclusive os relacionados à Covid-19”, afirma o presidente do Conselho de Administração da Unimed Rio Preto, Helencar Ignácio.