Segundo pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Instituto do Sono, cerca de 108 milhões de brasileiros sofrem com algum tipo de distúrbio do sono, sendo a insônia e o ronco os mais comuns. A pesquisa entrevistou mais de duas mil pessoas em 132 cidades, dessas, 76% relataram que não dormem bem.
Dormir mal não afeta apenas a qualidade de vida. A insônia, por exemplo, é um distúrbio associado ao aumento do risco de morte, doença cardiovascular, depressão, obesidade, dislipidemia hipertensão, fadiga e ansiedade. Por isso, todo cuidado é pouco.
Além de consultar um especialista para descobrir as causas do problema e buscar o tratamento correto, estão disponíveis no mercado várias opções de dispositivos eletrônicos que são capazes de ajudar a pessoa a encontrar uma solução.
Ciente disso e especialista em colchões e acessórios para o sono, a Americanflex criou a linha AmxTech, tecnologia para monitoramento do sono com dois dispositivos exclusivos que, conectados ao aplicativo no celular, fornecem ao usuário informações e soluções para melhorar suas noites de sono. Dispositivos que estão à venda na Loja Americanflex em Sorocaba.
Um desses dispositivos é o Sleep Dot. Anexado ao travesseiro, monitora diariamente uma série de fatores, como: qualidade do sono, horas dormidas em cada ciclo do sono, movimentação na cama, temperatura e umidade do quarto, entre outros. Além disso, o aplicativo permite que o usuário coloque músicas que o auxiliem a dormir de forma mais fácil ou ser acordado de modo mais natural, com toques suaves, garantindo um bom descanso e relaxamento tanto na hora de dormir como de acordar.
O outro dispositivo da linha AmxTech é o RestOn, monitor do sono mais preciso do mercado. O gadget é uma faixa ultrafina que fica presa ao colchão. Além de monitorar os ciclos do sono, movimentos corporais durante o período de repouso, umidade e temperatura ambiente, o RestOn monitora a taxa de batimentos cardíacos e taxa respiratória. A precisão do dispositivo é garantida pela sensibilidade avançada do sensor.
Após 15 dias de uso contínuo, os dispositivos começam a enviar relatórios para o celular, com dicas e sugestões específicas que ajudam o usuário a traçar planos para melhorar a qualidade do sono.
“Ter uma boa noite de sono garante melhora da eficiência no trabalho, com mais disposição e redução no estresse, ampliando a qualidade de vida. Por isso, além de investirmos na qualidade dos colchões, também nos preocupamos com a qualidade do sono de nossos clientes”, afirma Jane Jardini, diretora da Americanflex.