Shift investe em terapias alternativas para cuidar da saúde física e mental de colaboradores

Meditação, terapia floral, consulta com psicólogo, frutas frescas e ginástica laboral fazem parte do dia a dia de trabalho dos colaboradores da Shift, empresa de tecnologia voltada para medicina diagnóstica de Rio Preto desde que o programa Jeito Shift de Cuidar foi implantado, no início deste ano.

O programa prioriza a qualidade de vida dos mais de 150 colaboradores da empresa por meio de uma série de ações voltadas à promoção da saúde da mente e do corpo. “Não investimos em saúde esperando reduzir custos, turnover ou absenteísmo, mas para permitir que as pessoas trabalhem felizes. Está na missão da Shift promover a saúde e bem-estar das pessoas”, diz Cristina Bertolino, gerente de DHO da Shift.

Além de terapias alternativas para manter o corpo saudável, como sessões de terapia floral, os colaboradores da Shift são estimulados a cuidar melhor da saúde física por meio de ginástica laboral – duas vezes por semana – e a comer frutas no lugar de pães, escolhidas pelos próprios colaboradores com base em pesquisa interna. Para cuidar da saúde mental, são promovidos dias dedicados ao antiestresse e a meditação guiada, “Tivemos uma redução de 80% no consumo do pãozinho francês”, conta Cristina.

A preocupação com o bem-estar dos colaboradores não se restringe ao período em que estão na empresa. Fora, a Shift firmou parcerias com nutricionistas e academias e apoia os colaboradores que querem participar de competições como corridas e maratonas, arcando com os custos de inscrição. Além de aderir a campanhas que têm como foco a prevenção, como Setembro Amarelo, Outubro Rosa, Novembro Azul e Dezembro Vermelho, entre outras.

“Tínhamos várias ações isoladas e decidimos agrupá-las em torno de um único programa, diz Cristina. O Jeito Shift de Cuidar tem um orçamento próprio dentro da empresa e os resultados são analisados por meio de indicadores, visando à melhoria e ao aperfeiçoamento.

Jeito Shift de Cuidar

Cuidando da mente – sessão com psicólogo, descompressão, antiestresse e meditação guiada;

Cuidando do corpo – ginástica laboral, terapia floral e frutas;

Parcerias – academias, nutricionista, patrocínios e apoios a colaboradores em competições;

Agenda social – dia mundial da saúde, setembro amarelo, outubro rosa, novembro azul, dezembro vermelho.

Realidade da saúde do trabalhador no Brasil

– Os transtornos comportamentais e de saúde mental já são a terceira causa de afastamento de trabalhadores no Brasil;

– Em 2017, foram mais de 9 mil afastamentos do tipo, segundo a Secretaria da Previdência – último dado disponível;

– Mais de 300 milhões de pessoas sofrem de depressão e 260 milhões vivem com transtornos de ansiedade no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS);

– Dados da Mercer Marsh Benefícios mostrou que, em 2016, somente 34% das empresas investiam em programas ligados à saúde mental.

Vamos conversar?

Preencha o formulário abaixo e nos conte o que você precisa.

 
(17) 3201-7510
falecom@comunic.com.br