fbpx

Mudas doadas pela Tereos formam nova área de preservação ambiental em Rio Preto

São José do Rio Preto, 22 de fevereiro de 2021 – As 85 mil mudas de árvores nativas, doadas pela Tereos, em novembro do ano passado, à Prefeitura de Rio Preto, recuperaram os 80% de área de reflorestamento da Floresta Estadual do Noroeste Paulista, destruída em dois incêndios, em setembro e outubro do ano passado. A conclusão do plantio em toda a região afetada foi concluída no último mês de janeiro.
As mudaram foram plantadas em uma área de 51 hectares, que equivale a 47 campos de futebol. Trata-se de uma das maiores doações já realizadas pela Tereos.
“Nosso compromisso com a sustentabilidade ambiental e com as comunidades onde estamos inseridos sempre foi um dos nossos pilares do Grupo, por isso decidimos por essa doação. Ação que faz parte do nosso programa de prevenção e combate a incêndios, implementados em todas as áreas que temos unidades produtivas. Cumprimmos nossa responsabilidade social em reconstruir importantes áreas verdes”, afirma o gerente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Tereos, André Tebaldi.
A empresa mantém um viveiro de mudas de árvores nativas em sua unidade industrial Cruz Alta, localizada em Olímpia-SP, com capacidade para produzir mais de 350 mil mudas anualmente. Ao longo dos últimos anos, foram mais de 870 mil mudas produzidas e mais de 370 mil doadas.
Para Rio Preto, foram doadas mais de 60 espécies, a maioria nativas da região e que possuem, portanto, grande adaptabilidade ao tipo de clima e solo local. Além de fornecer flores, muitas espécies terão frutos da região que servirão de alimento para a fauna nativa.
Ações de preservação e combate
Desde 2018, a Tereos conta com um sistema de monitoramento feito por meio de satélites operados por agências governamentais (entre elas a Nasa), que enviam alertas automáticos das ocorrências de incêndio diretamente à Central de Controle da empresa, o que permite respostas ágeis para o combate nas áreas atingidas.
As medidas têm auxiliado a companhia em suas sete unidades industriais de açúcar e energia a iniciar o protocolo de contenção de incêndios antes que o fogo se propague por áreas maiores.
Durante a safra 20/21, a Tereos seguiu investindo em medidas na luta contra o fogo. Para o controle rápido de focos de incêndio, a empresa adquiriu caminhonetes leves, equipadas para combater focos iniciais e com tração nas quatro rodas, conferindo agilidade no deslocamento. Além disso, o Grupo implantou o aplicativo Checklist de Aceiros, para monitorar e avaliar a limpeza e metragem desta importante barreira contra a propagação do fogo, entre outras funcionalidades.
Sobre a Tereos
Com visão de longo prazo no processamento de matérias-primas agrícolas e desenvolvimento de produtos alimentícios de qualidade, a Tereos é uma das líderes nos mercados de açúcar, álcool/etanol e amidos. Os compromissos do Grupo com a sociedade e com o meio ambiente têm contribuído com a performance da companhia no longo prazo, enquanto reforça nossa atuação responsável. O Grupo cooperativo Tereos reúne 12.000 agricultores e possui expertise reconhecida no processamento de beterraba, cana-de-açúcar, cereais e batata. Com 48 unidades industriais, operações em 18 países e o compromisso de 22.300 colaboradores, a Tereos atende seus clientes em seus mercados locais, com uma oferta ampla de produtos. Em 2019/20, o Grupo obteve um faturamento de € 4,5 bilhões.
Tereos no Brasil
A Tereos no Brasil é composta pela Tereos Açúcar & Energia Brasil, Tereos Amido & Adoçantes Brasil e Tereos Commodities Brasil. No noroeste do Estado de São Paulo, a Tereos Açúcar & Energia Brasil concentra suas sete unidades de processamento e duas refinarias. A Tereos Amido & Adoçantes Brasil, com operação em Palmital (SP), diversifica o portifólio da Tereos Brasil com a fabricação de produtos derivados de milho e mandioca. A Tereos Commodities opera como trading e possui escritórios em diversos países.