Janeiro Branco: universidade paulista investe em disciplinas com foco na saúde mental

O Centro Universitário Norte Paulista – UNORP, no interior de São Paulo, apresenta a partir do início do ano letivo deste ano uma nova metodologia de ensino, unindo aprendizado com saúde mental e emocional. Os três mil alunos dos 17 cursos de graduação terão na grade curricular disciplinas de Felicidade, Espiritualidade e Inteligência Emocional. O objetivo é desenvolver nos estudantes habilidades diferenciadas que vão prepará-los a lidar com adversidades, tanto na vida acadêmica como pessoal.
O novo método, batizado de 360, vai ao encontro do Janeiro Branco, campanha voltada à conscientização e importância da saúde mental. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 300 milhões de pessoas sofrem de depressão hoje no mundo.
As mudanças na UNORP são resultado de um amplo estudo realizado durante uma expedição imersiva da diretoria da faculdade ao Vale do Silício, nos EUA. Elas buscam adequar o modelo de ensino às reais necessidades de mercado, com formação ampla, completa e, principalmente, com o olhar voltado para o desenvolvimento pessoal dos alunos.
De acordo com Ana Paula Casseb, diretora da UNORP, atualmente, 80% das demissões no mundo são causadas pela falta de inteligência emocional e capacidade de administrar conflitos. Por isso, a inserção de disciplinas como Inteligência Emocional e Felicidade; Espiritualidade; Liderança, Networking e Plano de Carreira ajudam a preparar o aluno para lidar com as pressões do mundo moderno, com equilíbrio, mentalidade empreendedora e competências pessoais”, explica a diretora da UNORP, Ana Paula Casseb.
A nova metodologia também se baseia em disciplinas focadas em empreendedorismo, que, aliadas a uma agência de inovação (que atuará como incubadora de novos negócios) e a um Centro de Pesquisa e Iniciação Científica, inserem a UNORP em um seleto grupo de instituições no País que proporcionam ampla estrutura de apoio ao jovem empreendedor.

Sobre a UNORP
A UNORP é uma das mais antigas e tradicionais entidades de ensino superior de São José do Rio Preto. Com mais de 47 anos de fundação, a faculdade oferece 28 cursos de licenciatura e bacharelado nas áreas de exatas, humanas, biológicas, tecnológicas, além de cursos de pós graduação. A UNORP oferece uma estrutura de 22 laboratórios modernos, dando destaque a Clínica Odontológica UNORP, que oferece atendimento emergencial e, cirurgia de canal gratuito à comunidade carente.