Escritórios verdes: ambiente de trabalho confortável e preocupado com o bem-estar do colaborador

A sinergia entre um ambiente de trabalho confortável e o rendimento da equipe estão diretamente ligadas a redução de estresse promovida por um contato mais próximo da natureza. Com isso, o número de projetos de ‘escritórios verdes’ que buscam a inserção de elementos naturais em sua composição tem crescido nos últimos tempos.

Pautado pela biofilia na arquitetura, conceito que explora a inserção de elementos como vegetação, luz natural, madeira e outros objetos naturais, o intuito é ampliar a sensação de bem-estar, saúde e conforto emocional de quem utiliza tais espaços. Com esses pontos positivos no ambiente de trabalho, o ganho é no aumento de rendimento da equipe e até mesmo no controle de nervosismo na rotina de trabalho.

Seguindo esses preceitos, Rio Preto começa a receber os primeiros projetos de escritórios verdes, desenvolvidos pelo arquiteto Daniel Ribeiro. Um dos exemplos já em funcionamento é o Business Service Center (BSC), que é a nova sede corporativa da multinacional Tereos, que fica localizada na zona sul da cidade, além de ser o primeiro prédio corporativo com selo sustentável AQUA-HQE na região noroeste, emitido pela Fundação Vanzolini. Com áreas de convivência e bicicletário, o escritório corporativo também conta com muita iluminação natural e a inserção de plantas nos ambientes, tudo desenvolvido focado no bem-estar do colaborador.

Outro projeto em andamento na cidade, é a nova sede do Grupo Zanon, que foi projetada nos moldes da arquitetura industrial e complementada com o conceito da biofilia, trazendo para o ambiente de trabalho a inserção de espaços verdes e o esquema de ‘open office’, espaço sem divisórias que facilita na troca de informações entre as pessoas, tornando a comunicação mais rápida e fácil.

Diversos estudos já foram realizados apontando os benefícios da integração da natureza no ambiente de trabalho. “Os projetos biofílicos ajudam na redução dos impactos de um dia-a-dia agitado de trabalho. A composição desses ambientes leva em conta até mesmo o conforto dos funcionários em sua mesa de trabalho, utilizando mobiliário adequado, evitando assim dores nas costas e pescoço”, destacou o arquiteto Daniel Ribeiro.

Vamos conversar?

Preencha o formulário abaixo e nos conte o que você precisa.

 
(17) 3201-7510
falecom@comunic.com.br