fbpx

Deputado Geninho Zuliani participa do início da vacinação contra Covid-19, em Rio Preto

São José do Rio Preto, 19 de janeiro de 2021 – O deputado federal Geninho Zuliani, do DEM/SP, participou na manhã desta terça-feira, dia 19/01, ao lado do governador do estado de São Paulo, João Dória Jr e do prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo, do início da vacinação contra Covid-19 no noroeste paulista.
A fase de imunização na região teve início em profissionais de saúde do Hospital de Base de Rio Preto, instituição selecionada por ser referência no tratamento da doença. Ao todo, sete mil doses do imunizante foram enviadas para Rio Preto.
A primeira colaboradora imunizada foi a enfermeira Prisciane Batista. Colaboradora da instituição há 12 anos, atua na linha de frente Covid desde o início da pandemia. Por segurança, ela optou por se isolar da família, pois tem uma irmã especial e a mãe com neuropatia diabética. Prisciane somente vê o filho de 10 anos aos finais de semana. Mesmo adotando todas as normas de segurança e tomando todos os cuidados, ainda sim ela tem receio de transmitir algo para família.
A enfermeira disse estar emocionada e lisonjeada por ser a primeira profissional imunizada do complexo Funfarme. “A vacina é fundamental para salvar vidas, reduzir a transmissão da doença, a gravidade dos pacientes e desafogar os hospitais”, disse Prisciani. Ela ressalta, no entanto, que a população precisa continuar adotando as ações de segurança e o distanciamento social.
“Orgulho de saber que nosso trabalho, frente à relatoria da Medida Provisória 1.003, recomendando a aquisição de vacinas nacionais, como a Coronavac, foi reconhecido e hoje, milhares de brasileiros já conseguem vislumbrar nova esperança de futuro. Que o governo federal, aliado ao governo paulista, consiga o quanto antes liberar insumos e mais doses para a toda a população brasileira, para que o Instituto Butantan, mude a realidade de milhares de outras pessoas e que nossa economia seja retomada, colocando o País no caminho do desenvolvimento novamente”, declarou Geninho.
Durante o evento, o governador reconheceu o empenho do parlamentar na aprovação da MP para compra de vacinas contra a Covid-19. “A partir de agora, você será o ‘Geninho Zuliani da vacina’, tamanha a importância do seu trabalho e do que seu ato vai representar na vida de milhões de brasileiros, não só da população do estado de São Paulo”, afirmou Dória.
Relatoria
Geninho foi nomeado relator da MP 1.003 no último mês de outubro. A medida provisória previa um plano global para a aquisição de vacinas contra o novo coronavírus, além de adesão do Brasil à Aliança Covax Facility, consórcio internacional formado por 168 países. Em seu parecer, o deputado enfatizou a importância do acesso a um portfólio de nove vacinas em desenvolvimento, além de outras em fase de análise.
O substitutivo do parlamentar determinava ainda que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedesse autorização temporária de uso emergencial para importação, distribuição e uso de qualquer vacina contra o novo coronavírus, em cinco dias a partir do pedido, desde que pelo menos uma dessas autoridades sanitárias estrangeiras a tenha aprovado e autorizado sua utilização. Fato ocorrido com a Coronavac, desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac, que teve seu uso emergencial aprovado no último domingo pelo órgão sanitário.