Complexo Funfarme/Famerp recebe robô que acelera extração de material genético e vai auxiliar na testagem para Covid-19

O complexo Funfarme/Famerp acaba de receber um robô extrator de material genético, equipamento que deverá ampliar a capacidade da instituição na realização de testes no diagnóstico da Covid-19. Cedido pelo Instituto Butantã de São Paulo, em regime de comodato, o equipamento foi uma solicitação do deputado federal, Geninho Zuliani, do DEM/SP, ao governo do Estado de São Paulo.

O equipamento, segundo o virologista Maurício Nogueira Lacerda, chefe do Laboratório de Virologia da Famerp, é utilizado no processamento das amostras para os testes moleculares (RT-qPCR) e extração de RNA do vírus, o que agiliza as etapas de análise dos testes de diagnóstico, permitindo a aceleração nos resultados e ampliando a capacidade da instituição. Com o robô é possível extrair 32 amostras em pouco menos de 40 minutos.

Hoje, a Famerp atua em três frentes no enfrentamento à pandemia global de coronavírus – realiza estudos dos efeitos da Covid-19 no organismo em busca de marcadores biológicos que indicam o agravamento da doença, auxilia os órgãos municipais e estaduais na testagem sorológica e também foi selecionada como polo brasileiro de pequisas para a vacina contra a Covid-19.

“Quanto mais avanços nos estudos e ampliação de testagens para a Covid-19, melhor para a mitigação da pandemia. Hoje, todos os esforços das autoridades locais, regionais estão em consonância com o governo de São Paulo para munir instituições tanto para identificação de possíveis casos, atendimento de pacientes como para expandir as pesquisas rumo a uma vacina realmente eficaz”, frisa o deputado Geninho Zuliani.

Vamos conversar?

Preencha o formulário abaixo e nos conte o que você precisa.

 
(17) 3201-7510
falecom@comunic.com.br