Alunos da Famerp promovem check-up para colaboradores sem plano de saúde

São José do Rio Preto, 16 de fevereiro de 2021 – Uma iniciativa da Faculdade da Medicina de Rio Preto – Famerp permitiu a colaboradores e prestadores de serviço da instituição um melhor cuidado com a saúde. O projeto “Cuidar de quem cuida” ofereceu gratuitamente um check-up de saúde completo com atendimento médico e a realização de exames.

Os colaboradores e prestadores de serviço que não possuem convênio médico foram o público alvo do projeto, realizado pelos alunos do segundo ano de medicina sob a coordenação do chefe do Laboratório de Habilidades da Famerp, Dr. Gilmar Valdir Greque.

É no segundo ano de medicina que os estudantes tem o primeiro contato com o paciente para a realização de anamnese e exame físico, técnicas utilizadas para a elaboração de uma base a partir da qual o médico se orienta para chegar a um diagnóstico.

“Esse projeto tem por objetivo proporcionar formação humanista aos estudantes de medicina, resgatando a ciência das relações, fortalecendo os laços de afeto e empatia, cuidando como um todo dos colaboradores da Instituição”, disse Dr. Gilmar Greque.

Além do atendimento médico e dos exames, os pacientes também tiveram retorno com a equipe médica para checagem dos resultados. Foram realizados diagnósticos de hipertensão, dislipidemia e diabetes. Para esses colaboradores foi prescrito tratamento ou encaminhamento adequado.

A equipe ainda realizou encaminhamentos a outras especialidades como oftalmologia, vascular, entre outros, para investigação de queixas colhidas durante o atendimento ou no exame físico.

Inicialmente, foram atendidos os colaboradores da área administrativa e também prestadores de serviço das áreas de limpeza, manutenção e jardinagem. O objetivo é que essa ação seja anual.