Alunos da Famerp participam de missão humanitária na Amazônia

Oito alunos de enfermagem da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto – FAMERP integram a 2° Missão Univida na Amazônia.
A ação, que vai até o dia 15 de janeiro, conta com 93 voluntários, entre profissionais e universitários, de diversos estados brasileiros, desde o Amazonas até o Rio Grande do Sul, representando 29 instituições de ensino superior.
Os participantes estão doando, além de conhecimentos na área de saúde, cuidado, diálogo e atenção às populações que vivem praticamente isoladas da sociedade. Os atendimentos estão sendo realizados no Município de Barreirinha/AM, na Terra Indígena Andirá-Marau, especificamente nas aldeias Simão, Molongotuba, Ponta Alegre e Comunidade Quilombola de Santa Tereza do Matupiri.
“Acreditamos que as missões são experiências inesquecíveis, porque conseguimos doar o conhecimento que estamos adquirindo, e também doar atenção e muito amor para as pessoas que encontramos. É uma experiência enriquecedora”, conta Anderson Fidelis, estudante de enfermagem da Famerp.
Univida
A história da entidade está diretamente vinculada às missões humanitárias de atendimento aos indígenas em nove missões na Reserva de Dourados-MS e indo para segunda missão na Amazônia. As missões são de caráter multiprofissional contribuem positivamente para a sensibilização social destes futuros profissionais e de modo efetivo na qualidade de vida dos indígenas, embasadas no trabalho voluntário de universitários e na oportunidade de integração dos alunos à realidade deste povo marginalizado, com resultados relevantes para ambas as partes envolvidas.