Um dos profissionais mais conceituados do audiovisual, marqueteiro recebe o Diploma de Comendador da Ordem do Município
Adriano Nunes, empresário de 47 anos natural de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, um dos mais premiados e conceituados profissionais do audiovisual e do marketing político do Brasil, acaba de receber a mais alta honraria do município.
Pela sua notável contribuição à comunidade rio-pretense, Adriano Nunes foi homenageado pela Câmara Municipal com a Medalha do Brasão do Município de São José do Rio Preto e o Diploma de Comendador da Ordem Municipal do Brasão, em reconhecimento aos serviços à coletividade.
Campanhas vitoriosas na política
À frente da Comunic – uma das maiores agências de comunicação de São Paulo – e reconhecido no mundo corporativo pelo trabalho desenvolvido para grandes marcas, Adriano Nunes também está entre os profissionais mais requisitados do meio político, dirigindo campanhas vitoriosas nos últimos anos, incluindo o atual prefeito de São José do Rio Preto, Edinho Araújo, o deputado federal Luiz Carlos Motta, atual Relator do Orçamento da União, e do senador do Republicanos pelo estado de Roraima, Mecias de Jesus.
Sua agência de marketing político se tornou uma das mais requisitadas do estado de São Paulo, participando ativamente em campanhas de figuras nacionais da política, como Eduardo Campos, Marina Silva, Celso Russomano, Roseana Sarney, entre outros.
De vendedor de sonhos do garçom malabarista
Para ajudar nas despesas da família, quando criança, Adriano Nunes enchia uma cesta de sonhos (sim, aquele doce mesmo, recheado de creme) e seguia todos os dias para vender no Centro de Rio Preto, onde todo mundo conhecia o menino que vendia sonhos.
Alegre, comunicativo, cativante, voltava sempre com o dever cumprido e a cesta vazia – um alívio para a mãe, dona Lázara, empregada doméstica que o criava sozinha (os pais eram divorciados). Alívio por ver o filho voltando em segurança e pelo dinheiro que ele fazia e que ajudava a garantir o pagamento das contas do mês.
Aos 12 anos, entrou na Associação Rio-pretense de Promoção do Menor (Arprom). Durante dois anos, trabalhou como aprendiz em empresas como Teledata, Telesp e Lojas Americanas.
Depois, passou a trabalhar como garçom em uma lanchonete. Seu truque para “encantar” (essa palavra que iria acompanhá-lo por toda vida) e fidelizar sua clientela na lanchonete era girar a bandeja, como um malabarista.
Até que sua história teria o primeiro grande ponto de virada. Um diretor da antiga TV Manchete, admirado com a habilidade do menino da bandeja, convidou Adriano Nunes a fazer um teste na divisão de jornalismo da emissora. Iniciando no mundo do audiovisual como assistente de câmera, ele descobriria o poder de contar histórias através de imagens.
O início com a câmera
Ao mesmo tempo em que mergulhava no mundo dinâmico do jornalismo rio-pretense dos anos 90, Adriano Nunes começou a atuar como cinegrafista freelancer para colunistas sociais como Amaury Jr. (que também é de São José do Rio Preto) e em uma produtora da qual se tornaria sócio, anos mais tarde. A relação com a câmera já não tinha mais volta.
Mais experiente, resolveu apostar tudo na carreira e vendeu o único bem que tinha, uma moto, para fazer um curso de fotografia em São Paulo. Na capital, viveria o segundo grande ponto de virada, ao conhecer alguns dos maiores diretores de fotografia da publicidade e do cinema no País e tendo a oportunidade e trabalhar em filmes para grandes marcas e projetos, como Natura, Unilever, GE, além de atuar nos documentários de execução de obras de concessões rodoviárias como a Nova Dutra, Rodoanel Mário Covas, Ecovias Imigrantes, CCR AutoBan, Castelo Branco e a linha verde do METRO.
Disney e Vale do Silício
A paixão por tecnologia e pelo ser humano levaram Adriano Nunes a se especializar aprendendo com as duas maiores referências em inovação e encantamento no planeta: o Vale do Silício e a Disney. Nos últimos anos, foram várias imersões de negócio aos Estados Unidos, acompanhando outros empresários e trazendo diretamente da fonte as novidades mais recentes em tecnologia audiovisual – realidade aumentada, inteligência artificial – além do “método Disney” de encantar, que a Comunic hoje aplica com seus clientes. A ligação com o legado de Walt Disney é tão grande que não é difícil encontrar várias referências ao Mickey espalhadas pela agência e até nas peças criadas por ele para algumas marcas.
“A principal lição do Vale é que a tecnologia vem depois das pessoas. No lugar mais ‘tecnológico’ do mundo, ninguém fala de tecnologia, se fala primeiro em como melhorar a vida das pessoas. E a Disney ensina que por trás de toda aquela magia tem muito trabalho, processo, organização. Essas duas ‘filosofias’ estão muito presentes hoje no universo corporativo”, diz.
Trabalho social
O empresário rio-pretense também é conhecido pelo trabalho social e por dar oportunidades a talentos jovens e de origem humilde, de várias áreas, do esporte à cultura, atuando ativamente em defesa do que ele chama de “democracia do conhecimento”. Entre as entidades assistenciais e projetos da cidade que Adriano Nunes apoia estão o Maquininha do Futuro, organização social comandada pelo vereador Bruno Moura que usa o esporte como instrumento de transformação e desenvolvimento de mais de 600 crianças e jovens de São José do Rio Preto.