Equipe Jovem, Ética e Comprometida.

Criatividade e experiência integram o currículo dos profissionais que atuam nas áreas de assessoria de imprensa, comunicação corporativa e áudio visual da Comunic...

Notícias

Dieta cetogênica pode prevenir o glaucoma

20/06/2018

Dieta cetogênica pode prevenir o glaucoma

Descoberta também pode retardar a progressão em pessoas que já têm a doença

 

Novas descobertas divulgadas recentemente pela Academia Americana de Oftalmologia sugerem que uma dieta pobre em carboidratos (low carb) e rica em lipídeos, também conhecida como dieta cetogênica, poderia prevenir a progressão do glaucoma por meio da proteção das células do nervo óptico.

De acordo com o oftalmologista Marcelo Mendonça, diretor da Clínica Glaukos e membro da Sociedade Brasileira do Glaucoma, tendo sido diretor da instituição por seis mandatos consecutivos, "esses achados preliminares, se confirmados, indicam que a dieta poderá ser benéfica para pessoas que tenham glaucoma ou alto risco da doença".

A dieta cetogênica, baseada no consumo de carnes, ovos, embutidos, queijos, pescados, nozes, manteiga, azeite, sementes e verduras fibrosas, impulsiona a produção de mitocôndrias, aumentando a disponibilidade de energia e induzindo o efeito antioxidante que prolonga a saúde das células do nervo óptico.

Especialista em glaucoma, Marcelo Mendonça afirma que "é importante lembrar que esse tipo de dieta, assim como qualquer outra intervenção alimentar, deve ser acompanhada por um profissional de nutrição".

 

Sobre a Clínica Glaukos

Fundada pelo médico oftalmologista Marcelo Mendonça, a Clínica Glaukos é um centro especializado em catarata e glaucoma, que oferece tratamento de ponta em ambas especialidades e também em oftalmologia geral. O profissional é graduado pela Universidade de São Paulo, com especialização pela Harvard University e está no sexto mandato como diretor da Sociedade Brasileira de Glaucoma.

 

Clínica Glaukos nas mídias sociais

www.facebook.com/clinicaglaukos

www.instagram.com/clinicaglaukos