Equipe Jovem, Ética e Comprometida.

Criatividade e experiência integram o currículo dos profissionais que atuam nas áreas de assessoria de imprensa, comunicação corporativa e áudio visual da Comunic...

Notícias

Comunicação interna é regra de ouro nas empresas

12/06/2018

Comunicação interna é regra de ouro nas empresas

"Eu não sabia que...". Essa frase é mais comum no ambiente corporativo do que se imagina. A principal solução para esse desafio é a Comunicação Interna, também chamada de endomarketing. Apesar de o colaborador ser o cliente número 1, muitas corporações ignoram essa premissa e vivenciam problemas que poderiam ser combatidos por meio de uma comunicação interna eficiente e humanizada, trabalho que deve ser desenvolvido por profissionais de comunicação especializados.

O colaborador deve estar alinhado com o discurso e valores da empresa para desempenhar suas atividades com êxito, acompanhar as etapas do negócio, entender sua participação nos resultados e replicar notícias positivas, ou seja, ser um defensor da marca na sua casa, no seu bairro, grupo de amigos e até mesmo nas redes sociais. 

De acordo com Elaine Madalhano, diretora da Comunic Comunicação Estratégica - empresa especializada em comunicação corporativa -, é fato que a famosa "rádio peão" é comum em todas as empresas, mas ter canais oficiais e realmente efetivos faz toda diferença. Segundo ela, para definir os canais para cada tipo de negócio e perfil de colaboradores, é fundamental realizar diagnóstico e pesquisa nas áreas.

"É possível explorar diversos canais, como mural, intranet, revista ou jornal interno, tv corporativa, e-mail marketing, newsletter, além de ações de relacionamento, mas tudo precisa ser analisado caso a caso, para entender como cada pessoa será impactada por essa comunicação e se realmente vai absorver as informações", acrescenta Elaine Madalhano.

Outro ponto fundamental a ser analisado é a linguagem da publicação, que deve ser desenvolvida conforme o veículo e o público. Em uma tv corporativa, por exemplo, o conteúdo deve ser focado em vídeos, com pouco texto e mensagens diretas. Já uma revista, com distribuição para todo quadro de funcionários, deve ser humanizada e com linguagem acessível, de modo que todos os níveis hierárquicos absorvam o conteúdo.

"A comunicação interna feita de maneira eficaz traz inúmeros benefícios no ambiente organizacional, pois gera aproximação, evita rumores e fofocas; desperta e aumenta o orgulho de pertencer; abre espaço para dúvidas e sugestões, gera engajamento e  melhora a imagem da empresa", salienta  a diretora.

Elaine explica que é fundamental que os departamentos de desenvolvimento humano saibam a importância de ter uma comunicação profissionalizada e o valor desse trabalho para a empresa.

Para saber mais sobre comunicação interna e entender como a Comunic Comunicação Estratégica pode ajudar a sua empresa a se relacionar melhor com os colaboradores, fale com a gente por meio do e-mail elaine@comunic.com.br ou telefone (17) 3201-7510.