Equipe Jovem, Ética e Comprometida.

Criatividade e experiência integram o currículo dos profissionais que atuam nas áreas de assessoria de imprensa, comunicação corporativa e áudio visual da Comunic...

Notícias

Dificuldade de aprendizagem pode ser miopia

25/01/2018

Dificuldade de aprendizagem pode ser miopia

Durante o ano letivo, crianças e adolescentes passam por longas jornadas de estudo. A qualidade da visão nesse período é colocada à prova e, quem não enxerga bem, logo começa a apresentar dificuldade de aprendizado. Tal entrave pode ser miopia, erro refrativo da visão que causa dificuldades para enxergar de longe e acomete uma a cada quatro pessoas no mundo. 

Outros sintomas que podem se manifestar são dores de cabeça e olhos. "Por isso, os pais devem estar atentos ao comportamento dos filhos", explica o médico oftalmologista, Marcelo Mendonça, diretor presidente da Clínica Glaukos.

De acordo com Marcelo Mendonça, algumas pesquisas apontam como possíveis causas o excesso do uso de mídias eletrônicas, tanto na vida pessoal como escolar, além da falta de exposição à luz natural. "Os tablets, celulares e computadores fazem parte da rotina das crianças e adolescentes. É praticamente impossível reverter essa situação. No entanto, é recomendado que os pais e responsáveis estimulem os pequenos a praticarem atividades ao ar livre, aproveitando a luz do dia para brincar, praticar exercícios e outras funções externas", completa o médico.

A miopia, que pode ser hereditária, normalmente manifesta-se na puberdade. Não existe método de prevenção, porém, segundo Marcelo Mendonça, o equilíbrio entre o uso dos aparelhos eletrônicos e as atividades externas podem prevenir o agravamento da situação. Para auxiliar na melhora da visão, é prescrito o uso, conforme o caso, de óculos de correção de grau.

 

Sobre a Clínica Glaukos

Fundada pelo médico oftalmologista Marcelo Mendonça, a Clínica Glaukos é um centro especializado em catarata e glaucoma, que oferece tratamento de ponta em ambas especialidades e também em oftalmologia geral. O profissional é graduado pela Universidade de São Paulo, com especialização pela Harvard University e está no sexto mandato como diretor da Sociedade Brasileira de Glaucoma.