Equipe Jovem, Ética e Comprometida.

Criatividade e experiência integram o currículo dos profissionais que atuam nas áreas de assessoria de imprensa, comunicação corporativa e áudio visual da Comunic...

Notícias

Temperatura baixa pode danificar os olhos

10/08/2017

Temperatura baixa pode danificar os olhos

O inverno é uma época em que as temperaturas ficam mais baixas e umidade do ar cai consideravelmente. O resultado dessas mudanças climáticas são sentidas em diferentes regiões do nosso corpo. Mãos, pés, lábios ficam ressecados e precisam de hidratantes. Quem também apresenta sensibilidade nesta época fria do ano, são os olhos.

 Na nossa região a umidade relativa chega a 30%, nível preocupante, uma vez que o ideal para nossa saúde é acima de 40%. De acordo com o oftalmologista Marcelo Mendonça, da Clínica Glaukos, a baixa umidade pode danificar, diretamente, a superfície dos olhos pelo ressecamento das células ou indiretamente, pois a umidade natural dos olhos faz a limpeza contínua das substâncias tóxicas, alérgicas e até mesmo das bactérias e vírus que entrem em contato com os olhos.  

Olho seco, alergia e infecções são doenças comuns que acometem as pessoas esse período do ano. "É preciso evitar aglomerações em ambientes fechados neste período, para prevenir infecções. Não compartilhe objetos de uso pessoal como roupas de cama, maquiagem e lenços. Faça uso de colírios de lágrimas artificiais para manter os olhos umedecidos", indica o especialista. 

Os sintomas das doenças são parecidos na fase inicial. "O paciente sente desconforto, irritação ocular, sensação de areia, embaçamento transitório da visão e ardor. Se os sintomas persistirem por mais de 48 horas, a pessoa deve procurar oftalmologista que vai investigar a causa e tratar corretamente", explica Marcelo. Ele ainda alerta que o tratamento errôneo pode causar sérios danos à visão.